Quarta, 09 de Julho de 2025

Com apoio do Governo do Tocantins, artesãos seguem para a 25ª Fenearte em Olinda

Feira de artesanato é considerada a maior da América Latina e representa uma oportunidade para ampliar negócios e divulgar os itens produzidos

Foto: Divulgação
post
Paulo Gualberto/Governo do Tocantins

08 julho, 2025 às 18:33

Artesãos de diversas regiões do Tocantins estão, desde o último sábado, 5, a caminho de Olinda, em Pernambuco, com um objetivo em comum: apresentar ao Brasil e ao mundo a riqueza do artesanato tocantinense na 25ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), considerada a maior da América Latina. O evento será realizado no Centro de Convenções de Pernambuco, de 9 a 20 de julho.

Com o apoio do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), os profissionais percorrem mais de 2 mil quilômetros até o destino. Nesta terça-feira, 8, eles iniciam a organização do estande coletivo que abrigará a produção artesanal do Estado, onde receberão visitantes, compradores e potenciais parceiros de negócios durante os 12 dias de feira.

A comitiva tocantinense contará ainda com a presença do secretário de Estado da Cultura, Tião Pinheiro, da secretária-executiva da pasta, Valéria Kurovski, que irão prestigiar a feira e acompanhar de perto a participação do Tocantins no evento, além de seis servidores da Secult, incluindo a coordenadora estadual do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) no Tocantins, Núbia Cursino. 

Resultados positivos

Na edição anterior da Fenearte, o Tocantins registrou excelentes resultados. As vendas e encomendas somaram R$ 355.148,00, superando o desempenho dos anos anteriores e reforçando o potencial do artesanato tocantinense como fonte de geração de renda e de preservação da identidade cultural.

Os artesãos e entidades representativas que integram a delegação tocantinense foram selecionados por meio de edital público lançado pela Secult em abril deste ano. O edital garantiu apoio logístico para o transporte dos profissionais e de suas mercadorias até a feira, além do suporte de servidores da secretaria durante o evento.

Puderam se inscrever artesãos que trabalham com materiais como madeira, argila, palha, capim, fibras, sementes, cascas e pedra. A seleção priorizou a inclusão e a valorização da diversidade cultural, adotando como critério de classificação a seguinte ordem: artesãos com deficiência (PCDs), artesãos indígenas, artesãos quilombolas e, por fim, artesãos e entidades de ampla concorrência.

Sobre a Fenearte

Organizada pelo Governo de Pernambuco, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), a Fenearte chega à sua 25ª edição em 2024. O evento reúne expositores de todo o Brasil e de outros países, promovendo o intercâmbio cultural e comercial entre os participantes.

A participação dos estados é viabilizada pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), sendo de responsabilidade de cada unidade federativa a seleção de seus representantes.