Na tarde desta terça-feira, 19, equipe técnica da Secretaria da Municipal da Educação de Palmas (Semed) reuniu-se com representantes da Toca das Leoas – grupo de apoio jurídico às famílias neurodivergentes e pessoas com deficiência – para alinhamento de ações educacionais inclusivas visando a melhoria no atendimento às crianças com deficiência e necessidades específicas matriculadas na rede municipal de ensino.
Entre as principais demandas apresentadas pelas mães atípicas estão a adaptação de banheiros, a implantação de sala de recursos nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), cursos de formação permanente para os educadores que atuam com esse público, adaptação do currículo e das atividades, dentre outras.
Durante o encontro, técnicos da Semed ouviram atentamente as solicitações, esclareceram pontos relacionados à legislação vigente e destacaram que o município vem trabalhando para ampliar as políticas de inclusão. “Nosso objetivo é assegurar condições adequadas para que todos os estudantes tenham garantido o pleno acesso ao processo de aprendizagem de forma digna, inclusiva e equitativa”, assegurou a secretária-executiva Pedagógica da Semed, Cândida Cecília.
A secretária-executiva ainda pontuou a importância do diálogo entre a gestão, a comunidade escolar e as famílias. “Encontros como esse contribuem para o fortalecimento das ações de inclusão e para o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas e estruturais na rede municipal de ensino”, finalizou.
Também participaram da reunião os superintendentes de Gestão Escolar, Maria Antônia Almeida, de Educação Inclusiva, Vera Alves, e de Avaliação e Desempenho, Joneidson Marinho; as diretoras de Educação Infantil, Jordana Jácome, e de Ensino Fundamental, Hérika da Silva; e a professora Maria da Conceição Lopes que atua na Assessoria das Escolas Conectadas.
Educação de Palmas recebe associação de mães atípicas para dialogar sobre inclusão nas unidades educacionais
Grupo apresentou demandas que visam o melhor atendimento a esses estudantes
Foto: Divulgação