Sábado, 02 de Agosto de 2025

Governo do Tocantins se prepara para a 6ª Conferência Estadual das Cidades

Com propostas das Conferências municipais das Cidades consolidadas, etapa estadual já está sendo organizada e ocorrerá neste mês de agosto

Foto: Divulgação
post
Ascom Secihd

01 agosto, 2025 às 18:35

O Governo do Estado do Tocantins avança na construção democrática da política de desenvolvimento urbano por meio das realizações das Conferências das Cidades. Com a finalização da etapa municipal, a Secretaria das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional (Secihd) consolida as propostas municipais e prepara a 6ª etapa estadual, que ocorrerá entre os dias 22 e 24 de agosto, em Palmas.

Com o tema: Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social, a Conferência Estadual das Cidades reunirá representantes do poder público, sociedade civil, movimentos sociais e conselhos profissionais para consolidar as propostas debatidas nas conferências municipais. 

“Estamos na fase de ajustes finais para a realização da 6ª Conferência Estadual das Cidades. Nesta etapa, estamos validando e sistematizando os resultados das conferências municipais, que foram bastante positivos. Atingimos a marca de 91 municípios com suas conferências concluídas, um marco significativo para o desenvolvimento urbano e, principalmente, uma oportunidade aos municípios de debaterem o tema e apresentar propostas que reflitam as necessidades reais da população local. Agora o momento é de reunir, debater e alinhar as contribuições dos municípios na etapa estadual”, explica o superintendente de Cidades e Desenvolvimento Regional da Secihd, Bruno Queiroz.

Para o secretário Ubiratan Carvalho, a Conferência Estadual vai garantir que o Tocantins chegue à etapa nacional com propostas urbanas sólidas, sustentáveis, democráticas e inclusivas. “Primeiramente agradecemos e reconhecemos o esforço dos envolvidos, os nossos pontos de apoio, os pontos focais nos municípios e todos os prefeitos que, apesar dos desafios, abraçaram a iniciativa e conduziram a etapa municipal de forma exemplar.  A Conferência Estadual das Cidades está sendo planejada pela secretaria das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional, e será um passo decisivo para que o Tocantins tenha voz ativa na construção da política urbana nacional. É a partir desse encontro que levaremos à etapa nacional contribuições legítimas, afirmando nosso protagonismo no debate sobre o futuro das cidades brasileiras”, ressaltou o secretário.

6ª Conferência Estadual das Cidades 

A Abertura da 6ª Conferência Estadual das Cidades no Tocantins será no dia 22 de agosto, às 9h, no Auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos. Já as atividades deliberativas e os grupos de trabalho ocorrerão nos dias 23 e 24, na Escola de Tempo Integral Padre Josimo, também na capital.

A Conferência Estadual representa um espaço fundamental para o fortalecimento da gestão democrática das cidades, promovendo o diálogo entre os diversos segmentos da sociedade sobre temas como habitação, mobilidade urbana, planejamento territorial, saneamento e governança.

A etapa nacional está prevista para outubro de 2025, onde serão debatidas diretrizes nacionais para a política urbana brasileira nos próximos anos.