Quarta, 09 de Julho de 2025

Grupos de dança da rede estadual de Educação conquistam premiação no Festival Internacional de Dança de Goiás

Com coreografias inspiradas na cultura popular brasileira e em tradições do hinduísmo, o Balé Popular do Tocantins e a Cia de Dança EGC Movimento

Foto: Divulgação
post
Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins

08 julho, 2025 às 18:36

Dois grupos de dança do Tocantins brilharam no palco do Festival Internacional de Dança de Goiás, realizado no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia, entre os dias 1º e 6 de julho. O Balé Popular do Tocantins, projeto artístico da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), conquistou o primeiro lugar na categoria Danças Folclóricas/Populares com a coreografia O Balancê da Morena. Já a Cia de Dança EGC Movimento, formada por estudantes da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, de Palmas, foi campeã na categoria Dança Popular Adulto com a dança Encantos de Krishna.

A competição, uma das maiores do Centro-Oeste, contou com mais de 500 apresentações gratuitas e reuniu cerca de dois mil bailarinos de 115 grupos, de 57 municípios, que disputaram em oito estilos, do balé clássico ao street dance.

Com uma coreografia inspirada no carimbó paraense, O Balancê da Morena levou para o palco a força e a ginga das mulheres do Norte do Brasil. “Minha inspiração veio muito das mulheres do Norte, mulheres fortes, que dançam com o corpo inteiro, com alma e com orgulho de sua terra”, contou o coreógrafo Maicon Cardoso. Segundo ele, elementos como a peneira e os lenços foram usados para representar o trabalho diário e os festejos típicos da cultura popular. “Vencer o Festival Internacional de Goiás foi uma emoção imensa. Representar uma cultura tão rica é uma grande responsabilidade. Esse troféu é fruto da dedicação das alunas e da força da nossa história”, celebrou.

A bailarina Ana Clara Rodrigues, do Balé Popular, também comemorou a conquista. “É a terceira vez que participo e sempre é uma emoção única. Participar desse festival é uma experiência inesquecível que enche nosso coração de alegria e orgulho”, relatou.

A coreografia Encantos de Krishna, inspirada na figura divina do hinduísmo e no festival Holi, exaltou o amor, a harmonia e a beleza espiritual por meio da dança. “A performance é complexa, mas as bailarinas entregaram tudo no palco. Recebemos nota 10 de toda a banca, o que não acontecia há anos. Foi muito emocionante ver o desempenho das alunas”, contou a coreógrafa Tatiane Martins.

Para Elisa Sousa, bailarina da escola palmense, o momento foi de realização. “É muito gratificante poder mostrar a nossa arte para tanta gente do Brasil e do mundo. Participar desse festival é um sonho realizado. E ganhar de novo é uma sensação maravilhosa, um quentinho no coração. Só temos a agradecer por essa oportunidade”, declarou.