Com o apoio do Sebrae Tocantins, a cidade de Mateiros, localizada no coração do Jalapão, será palco da 3ª edição do Festival Gastronômico, que ocorrerá entre os dias 28 e 30 de agosto. O evento integra uma série de ações ligadas ao desenvolvimento territorial e tem como foco a valorização da culinária regional, o fortalecimento da identidade cultural local e a qualificação de empreendedores do setor de alimentação.
Além de estimular a criatividade na gastronomia com o uso de ingredientes típicos do Cerrado, a programação inclui oficinas, feiras, experiências sensoriais e apresentações culturais. O festival, que terá entrada gratuita, é impulsionar a economia criativa da região, melhorar a experiência turística e reforçar o papel da gastronomia como vetor de desenvolvimento sustentável em um dos destinos mais visitados do Tocantins. A entrada é gratuita.
A gerente do Sebrae, Millena Lima, afirma que a instituição atua como parceiro estratégico na realização do festival, promove ações de capacitação e incentivo ao empreendedorismo. “A proposta é profissionalizar os pequenos negócios, especialmente os ligados à alimentação e ao atendimento ao turista, contribuir para a geração de renda e o desenvolvimento sustentável da região”, comenta.
O secretário de Turismo de Mateiros, João Marcello Lima, destaca que esta é a primeira edição do Festival Gastronômico realizada pela nova gestão municipal e ressalta o entusiasmo com a organização do evento. Segundo ele, o objetivo é estruturar um festival bem organizado, que movimente a economia local como nunca antes. “Queremos que os empreendedores tenham a oportunidade de lucrar, não apenas à noite, mas também com atividades durante o dia, atraindo visitantes para as barracas e demais espaços de venda”, afirma.
Promovido pela programa Cidade Empreendedora, por meio da Prefeitura de Mateiros, com apoio do Sebrae Tocantins e do Governo do Estado, o festival também conta com apresentações culturais, feira de artesanato e comercialização de pratos típicos, evidenciando os sabores e saberes do cerrado.
As duas primeiras edições, realizadas em 2023 e 2024, mobilizaram moradores, turistas e profissionais do setor. (Assessoria de Imprensa do Sebrae Tocantins)