Quarta, 09 de Julho de 2025

Secult recebe doações de exemplares do livro ‘Algibeira dos Olhos’, contemplado pela Lei Paulo Gustavo

Obra literária de autoria do escritor Tácio Pimenta será distribuída gratuitamente

foto: Karla Rayane / Governo do Tocantins
post
Karla Rayane/Governo do Tocantins

08 julho, 2025 às 18:21

O olhar que inspira poesia agora também amplia o acesso à leitura no Tocantins. Nesta terça-feira, 8, a Secretaria da Cultura do Estado recebeu a doação de 100 exemplares do livro Algibeira dos Olhos, do escritor Tácio Pimenta. A obra foi contemplada pelo Edital nº 19/2023/SECULT-TO, da Lei Paulo Gustavo, e integra uma série de ações de democratização da cultura no Estado, com foco na literatura tocantinense.
Produzido em parceria com o quadrinista tocantinense Álvaro Maia — o mesmo autor de Vicente, Lua Cheia —, o livro reúne mais de 70 poemas que abordam temas como amor, memória, pertencimento, corpo, política e ancestralidade, em uma linguagem que mescla o lírico e o cotidiano. Com forte influência da oralidade e da escrita de si, os poemas carregam marcas da experiência do autor como nordestino, migrante e tocantinense por escolha, sempre atento aos detalhes do olhar e das relações humanas.

A entrega dos livros faz parte da contrapartida social prevista no projeto aprovado no edital. Conforme as regras da Lei Paulo Gustavo, os proponentes devem reverter parte do benefício recebido em ações de acesso público, garantindo o retorno cultural à sociedade. No caso do projeto Algibeira dos Olhos, a contrapartida consiste na doação dos exemplares da obra para escolas públicas, bibliotecas, projetos sociais, associações comunitárias, unidades prisionais e casas de reabilitação em todo o Tocantins.

A entrega dos exemplares foi acompanhada pela assessora de gabinete da Secult, Lara Faez, que, no ato, representou o secretário de Cultura, Tião Pinheiro, e pela coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Tocantins, Mayra Cabral. “É muito bom perceber parcerias entre tocantinenses sendo firmadas para a realização de obras como essa. Mais gratificante ainda é ver o resultado materializado do trabalho que desenvolvemos na Secult, junto aos editais de fomento à cultura”, destacou Lara.

Incentivos culturais

Os livros agora integram o acervo da Secretaria e, com o apoio da Coordenação de Bibliotecas,  serão disponibilizadas gratuitamente em bibliotecas municipais, comunitárias e em espaços de leitura voltados à inclusão social em todo o estado.

Para Mayra Cabral, a iniciativa amplia o alcance da literatura tocantinense. “A distribuição desses livros nas bibliotecas públicas e comunitárias é fundamental para a valorização da literatura tocantinense em toda a sua diversidade. É um resgate da memória e uma forma de enaltecer nossos novos escritores, fazendo com que essas obras cheguem a quem realmente se importa e se reconhece nessa produção”, concluiu.

De acordo com o escritor, a Lei Paulo Gustavo possibilitou uma tiragem maior do livro e, com isso, a chance de retribuir à sociedade por meio da cultura. “A doação dos exemplares é parte disso: queremos que Algibeira dos Olhos esteja disponível gratuitamente para os usuários dos serviços culturais do Estado, mas também chegue a espaços onde o acesso à literatura costuma ser mais limitado. A ideia é ampliar o alcance da poesia e contribuir, com palavras, para processos de sensibilização, pertencimento e transformação”, completou Tácio.

Com versos que atravessam olhares e tocam realidades, Algibeira dos Olhos é um símbolo de como o investimento cultural pode transformar vidas e ampliar horizontes no Tocantins.

Algibeira dos Olhos em audiolivro

Como parte do compromisso com a acessibilidade, Algibeira dos Olhos também está disponível em formato de audiolivro, com acesso gratuito. A iniciativa amplia o alcance da obra e permite que pessoas com deficiência visual, baixa visão ou dificuldades de leitura possam vivenciar a poesia de forma sensível e inclusiva.
O audiolivro pode ser acessado por meio de plataformas digitais ou baixado em formato MP3 neste link.

Sobre o autor

Tácio Pimenta é natural de Eunápolis (BA), mas também se considera paraense de Belém, maranhense de Imperatriz e, especialmente, tocantinense de Palmas, onde vive desde 2005. Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins e redator publicitário de ofício, encontrou na poesia um espaço livre para experimentar, brincar e amar as palavras — sem deadline. Algibeira dos Olhos é sua obra de estreia.