Mais de 5 mil pessoas participaram das atividades de educação ambiental promovidas pela BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto no Tocantins e Pará, durante o Mês do Meio Ambiente. As ações ocorreram em 10 municípios do Tocantins, além de Xinguara, no Pará, onde crianças, jovens e adultos foram convidados a refletir sobre práticas sustentáveis e a importância da preservação ambiental e do saneamento básico.
A programação contou com oficinas de biojoias em Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), oficinas de muralismo, blitz ecológica com distribuição de mudas, trilhas ecológicas, soltura de alevinos, corrida, palestras, jogos educativos, visitas às Estações de Tratamento de Água e Esgoto, apresentações teatrais, Treinão da BRK, ações de limpeza da orla da lagoa e outras iniciativas às quais a BRK apoiou.
Em Palmas, a oficina de biojoias capacitou mulheres para a produção de acessórios sustentáveis, combinando geração de renda e conscientização ambiental. Marina de Jesus, por exemplo, já atuava com artesanato e viu na iniciativa uma oportunidade de aprimorar suas técnicas. “Vou expandir meus produtos! Vou fazer coleiras e enfeites, inclusive para pets. Também trabalho com produtos de limpeza ecológicos, então essa experiência agregou muito”, destacou.
Os municípios tocantinenses que receberam as ações foram: Aliança do Tocantins, Alvorada, Araguaína, Cristalândia, Dianópolis, Figueirópolis, Guaraí, Gurupi, Palmas e Porto Nacional. Ao todo, 4. 850 pessoas do estado e outras 242 de Xinguara, no Pará, foram impactadas com as atividades de educação ambiental.
Para a gerente de Responsabilidade Socioambiental da BRK, Karinne Matos, o objetivo foi plenamente alcançado. “Nossa estratégia é diversificar as atividades para alcançar diferentes públicos da sociedade. Com uma equipe comprometida, conseguimos impactar positivamente a comunidade”, afirmou.
Conscientização para o público interno
Além das ações externas, a companhia de saneamento também envolveu os funcionários em atividades de conscientização. Uma das iniciativas foi a exposição interativa de sementes e frutos do cerrado, que proporcionou conhecimento sobre a biodiversidade local e técnicas artesanais de design criativo.
Os funcionários também participaram do “Dia D” de cuidado e manutenção das plantas nativas que compõem a estrutura da sede da concessionária, como parte do projeto “Adote um Jardim”, lançado em junho de 2024. Na ocasião, foram distribuídos fertilizantes produzidos com borra de café, folhas e cascas de ovos, para adubação das áreas verdes.
A gerente de Responsabilidade Socioambiental da BRK, Karinne Matos, explica que o projeto é de grande relevância para a conscientização tanto do público externo quanto do interno: “Para que mudanças sejam possíveis, é necessário o engajamento individual e coletivo. Só assim conseguiremos criar uma cultura de sustentabilidade dentro e fora da empresa”, ressaltou.
[Mensagem cortada] Exibir toda a mensagem