Com início na segunda-feira, 11, e término na sexta-feira, 1, o Governo do Tocantins, levou o formato itinerante do projeto Mãos que Criam aos municípios de Aparecida do Rio Negro e Colmeia, com oferta dos cursos de maquiagem, designer de sobrancelhas, tranças e penteados, doces, compotas e conservas, cabeleireiro e panificação tradicional. No total são 137 novos profissionais certificados e muitas vidas transformadas por meio dessa oportunidade.
A capacitação foi realizada de forma integrada pela Secretaria Extraordinária de Participações Sociais (Seps) e pela Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), em parceria com as prefeituras municipais.
A primeira-dama do Tocantins e titular da Seps, Karynne Sotero, destacou a importância da oportunidade que está sendo levada para as famílias nos municípios, descentralizando as ações sociais do governo estadual. “O Mãos que Criam, nasceu com o propósito de transformar vidas e com o projeto o Governo do Estado está levando capacitação gratuita é uma oportunidade de dignidade e autonomia para os tocantinenses”.
“Agora, capacitadas e com os certificados em mãos, cada uma dessas pessoas leva algo mais valioso, um novo olhar para o próprio potencial e a certeza de que quando a oportunidade encontra capacitação e dedicação o futuro se transforma”, afirmou a secretária da Setas, Valderez Castelo Branco.
A primeira-dama de Colméia, Luciana Matos, agradeceu aos envolvidos no projeto, em especial ao governador Wanderlei Barbosa e à primeira-dama e idealizadora do projeto Karynne Sotero. “Agradeço a oportunidade de receber o projeto em nosso município. Nosso agradecimento especial pela parceria e apoio”.
“O Governo do Tocantins não mede esforços para ajudar os municípios. Eu estou encantada com o projeto e estamos felizes. É um privilégio ter o Mãos que Criam no nosso município”, afirmou a primeira-dama e secretária de assistência social de Aparecida do Rio Negro, Ana Cláudia Gorosthides.
Mais cursos
“No período de 18 a 22 de agosto, os cursos do Mãos que criam estão sendo ofertados no município de Wanderlândia. São capacitações em cabeleireiro, design de sobrancelhas, tranças e penteados e panificação tradicional, informou a coordenadora do projeto Mãos que Criam, Ruth Brunes.
Mãos que Criam na Rede Cuidar
O projeto Mãos que Criam integra a Rede Cuidar, estrutura coordenada pela Secretaria Extraordinária de Participações Sociais (SEPS) que organiza e potencializa as ações sociais do Governo do Tocantins em diferentes frentes. A Rede atua de forma transversal e colaborativa, conectando programas voltados à proteção social, à geração de renda, ao fortalecimento de vínculos comunitários e à valorização de grupos vulneráveis.
Nesse contexto, o “Mãos que Criam” representa uma das frentes voltadas ao estímulo do empreendedorismo feminino e da economia solidária, promovendo capacitação, autonomia financeira e valorização dos saberes populares, especialmente entre mulheres artesãs e costureiras.
Ao integrar a Rede Cuidar, o projeto reforça o compromisso do Governo do Tocantins com políticas públicas que transformam realidades e ampliam oportunidades.
Polo sede
O polo, que é sede do Mãos que Criam, está instalado na região norte de Palmas e já capacitou aproximadamente 120 pessoas em cursos como panificação artesanal, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); cabeleireiro; designer de sobrancelhas; tranças; penteados; e maquiagem.
A proposta é que o espaço funcione como um centro permanente de capacitação, enquanto o modelo itinerante amplie o alcance do projeto em outros municípios tocantinenses.
Acesso a crédito
Um dos diferenciais do Mãos que Criam é a parceria com a Agência de Fomento do Tocantins, que oferece linhas de crédito específicas para alunos que concluírem os cursos com aproveitamento. O objetivo é transformar a capacitação em oportunidade real de geração de renda, com condições facilitadas e apoio ao empreendedorismo feminino.