Sábado, 27 de Setembro de 2025

Governo do Tocantins promove ações no território Khahô com foco na proteção da mulher indígena

Sepot participa da iniciativa, levando informações na língua materna sobre os tipos de violência contra a mulher e principais canais de denúncia

Sepot/Governo do Tocantins
post
Andréa Luiza Collet/Governo do Tocantins

24 setembro, 2025 às 17:57

O Governo do Tocantins, por meio da Rede de Atendimento à Mulher Indígena em Situação de Violência, promove ação de sensibilização e enfrentamento à violência contra a mulher no território Krahô. A Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais do Tocantins (Sepot) participa das atividades que iniciaram nesta quarta-feira, 24, na aldeia Rio Vermelho, com palestras, rodas de conversa e informações sobre violência doméstica e saúde mental. Nesta quinta-feira, 25, será visitada a aldeia Manoel Alves.

Para facilitar a compreensão, a Sepot elaborou um informativo na língua materna do povo Krahô sobre os tipos de violência doméstica e canais de denúncia. As técnicas da Sepot, Vanessa Xerente e Patrícia Maia, fazem a mediação das informações com a comunidade. “O material na própria língua é uma forma muito importante para que a mulher possa identificar os tipos de violência e compreender situações que não podem ser toleradas”, explica Vanessa.

Além da Sepot, a ação interinstitucional conta com a participação de técnicos e representantes das secretarias de Estado da Mulher (SecMulher), da Educação (Seduc), da Saúde (SES), da Segurança Pública (SSP) e Polícia Militar (PM). Também participam da ação a Funai, Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) e as prefeituras de Goiatins e Itacajá. Para Patrícia, ações como as da Rede de Proteção à Mulher Indígena fortalecem a articulação interinstitucional e o compromisso do Governo do Estado com a promoção dos direitos das mulheres indígenas.