Quarta, 16 de Julho de 2025

Governo do Tocantins registra os melhores índices de qualidade da água em 80 pontos monitorados no primeiro trimestre de 2025

Todos os pontos monitorados no período apresentaram classificação boa ou ótima do IQA – Índice de qualidade da água.

post
Cleide Veloso/Governo do Tocantins

16 julho, 2025 às 15:39

No primeiro trimestre de 2025, o governo do Tocantins registrou as melhores classificações IQA - Índice de Qualidade da Água, nos 80 pontos monitorados no período. Todos os pontos visitados apresentaram boa ou ótima classificação do índice, tendo a maioria dos registros um valor acima de 80 IQA.

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) publicou nesta segunda-feira, 14, o Boletim de Qualidade da Água - 1º trimestre/2025 que traz detalhes do monitoramento. O boletim avalia registros de até 18 parâmetros e os resultados dos monitoramentos realizados entre os meses de fevereiro e maio deste ano, nas principais bacias hidrográficas do estado que fazem parte do Sistema Tocantins-Araguaia.

“Constantemente destacamos que a água é um recurso essencial à vida humana e de toda biodiversidade ambiental. O Tocantins hospeda duas das maiores bacias hidrográficas do país, o Tocantins e o Araguaia, que se conectam com outros rios, riachos, córregos e nascentes através de seus afluentes. O governo do Tocantins mantém o compromisso de monitorar a qualidade da água, um recursos fundamental ao desenvolvimento econômico e produtivo sustentável, além do investimento na preservação da vegetação nativa e controle dos usos múltiplos, para garantir essa riqueza natural”, ressaltou o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis.

As coletas de dados são realizadas com frequência trimestral para monitorar a qualidade das águas, avaliando os parâmetros físico-químicos: condutividade elétrica específica, temperatura da água, temperatura do ar, turbidez, oxigênio dissolvido, pH, sólidos totais dissolvidos, sólidos suspensos, alcalinidade total e cloreto total.

São avaliados ainda, DBO - demanda bioquímica de oxigênio; nutrientes como, fósforo total, nitrogênio total, nitrito, nitrato, nitrogênio amoniacal, ortofosfato; e microbiológico como Coliformes Termotolerantes; além das análises de defensivos agrícolas em bacias específicas.

Os resultados dos parâmetros físicos são obtidos com a utilização da sonda multiparamétrica. Já os parâmetros químicos e microbiológicos são obtidos mediante coleta, conforme padronizado pelo Guia Nacional de Coletas e Preservação de Amostras. Os resultados dos parâmetros químicos e microbiológicos são analisados e testados em laboratório.

O Boletim Qualidade da Água no Tocantins é resultado da consolidação dos dados coletados pela equipe da Gerência de Hidrometeorologia da Diretoria de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.