A afirmação é do presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagem no Tocantins (ABAV-TO), Rodolfo Ferreira, que se encontra no Rio de Janeiro para participar da 52ª ABAV EXPO
Parte da comitiva do Tocantins chega para a ABAV EXPO 2025. Divulgação
Segundo Rodolfo, essa edição vai ser mais um divisor de águas, voltando para o Rio de Janeiro depois de ter sido realizada em Brasília no ano passado. “A logística do Rio permite a participação de muitos players internacionais, o que nos leva a esperar uma feira com movimento espetacular”.
“Acredito que os estados, municípios e empresas que investem na ABAV EXPO têm, no mínimo, seis vezes mais de retorno a curto prazo (até um ano). O retorno gradativo é maior ainda. No caso do Tocantins, o estado tem um grande potencial para atrair turistas dos grandes eixos, como São Paulo e Minas, que já estão saturados do turismo de sol e mar. O turista brasileiro quer coisa nova e o Tocantins é uma das bolas da vez para o turismo nacional”, afirma o presidente da ABAV Tocantins.
Esse crescimento, em sua opinião, é fruto da divulgação que o estado tem feito em feiras e eventos turísticos, como é o caso da ABAV EXPO, que é a maior feira de turismo das Américas. “Se pegarmos o levantamento dos últimos anos, o Tocantins cresce, em termos de operadores do turismo na casa de 60 por cento ao ano e no fluxo turístico em torno de 80 por cento ao ano”, finaliza.
Presente ao evento pelo terceiro ano, Camila Fernandes, prefeita de Miracema do Tocantins, tem uma expectativa muito positiva, principalmente pelo fato de estar levando produtos já formatados, como a Praia do Paredão, Praia do Funil e outros, para serem apresentados ao consumidor e às agências e viagem durante a feira.
A comitiva de Lajeado, liderada pela prefeita Márcia Enfermeira, também espera bons resultados a partir do projeto de produção de artesanato sustentável em cerâmica, resultado de participações anteriores, com apoio técnico do Sebrae Tocantins.
ABAV EXPO 2025
A ABAV Expo 2025 acontecerá no Rio de Janeiro, de 8 a 10 de outubro, no Riocentro. A feira ocupará dois pavilhões, oferecendo uma estrutura completa, com expectativa de receber 42 mil visitantes. A feira contará com mais de 2.000 marcas de diversos segmentos do turismo, incluindo companhias aéreas, hospedagem, cruzeiros, operadoras, agências de viagem, seguros, transporte, tecnologia e muito mais, garantindo uma experiência completa para os visitantes.