Segunda, 11 de Agosto de 2025

Primeira-dama Karynne Sotero promove roda de conversa com artesãs na comunidade quilombola Mumbuca, no Jalapão

Momento contou com a participação da modelo e ativista Luiza Brunet e reforçou o protagonismo feminino

Márcio Vieira/Governo do Tocantins
post
Guilherme Lima/Governo do Tocantins

11 agosto, 2025 às 09:15

Em uma ação voltada à valorização do papel da mulher como liderança e protagonista social, a primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, visitou, neste domingo, 10, a comunidade quilombola Mumbuca, em Mateiros, no Jalapão. Durante a programação, foi realizada uma roda de conversa com artesãs da comunidade, momento que contou com a participação da modelo, atriz e ativista social, Luiza Brunet.

Na ocasião, também foram entregues 50 cestas básicas arrecadadas por meio do programa Tocantins Alimenta Quem Precisa, desenvolvido pela Secretaria Extraordinária de Participações Sociais (Seps). Como parte da programação, ainda foram apresentadas as belezas naturais do Jalapão à convidada Luiza Brunet, destacando o potencial turístico da região e a importância da organização local na preservação da biodiversidade do Cerrado.

Diálogo e valorização cultural

No coreto central da comunidade Mumbuca, dezenas de artesãs se reuniram para dialogar e fortalecer os direitos das mulheres, além de valorizar o protagonismo feminino. 

Recepcionadas com cantigas autorais que narram a história do quilombo, a primeira-dama Karynne Sotero e a atriz Luiza Brunet participaram da roda de conversa, conhecendo de perto a essência comunitária e as potencialidades naturais do Cerrado, entre elas, o conhecimento sobre plantas medicinais e o rico artesanato produzido a partir do capim-dourado, planta nativa e abundante da região, símbolo da identidade cultural do Jalapão.

A primeira-dama Karynne Sotero celebrou o encontro com as mulheres jalapoeiras e enfatizou a importância da troca entre os convidados, que fortalece a cultura tocantinense e valoriza a contribuição da comunidade local. “Hoje [domingo, 10] é um dia especial, pois estamos recebendo a Luiza  Brunet, que veio antes de sua agenda oficial, de terça-feira, 12, em Palmas, para conhecer o Jalapão e a história das nossas mulheres, sua força e tradição no capim-dourado. Essa visita é uma troca valiosa, pois ela leva consigo nossa cultura e a força das jalapoeiras, e nos deixa um pouco de seu conhecimento e experiência”, ressaltou.

Impressionada com a arte e a força da comunidade local, Luiza Brunet evidenciou a determinação das mulheres e o impacto do empreendedorismo feminino coletivo, que gera grande potência para a comunidade. “No Jalapão, fiquei impressionada ao conhecer o fervedouro e sentir de perto essa natureza única. Aqui, percebo o amor e a coletividade que movem essas mulheres, que produzem joias artesanais de grande valor e carregadas de ancestralidade. É um privilégio ver como tradição e cultura se unem de forma tão especial”, pontuou. 

Com falas fortes, marcadas pela sensibilidade e experiências de mulheres de diferentes gerações e realidades, a roda de conversa  foi um momento de conexão e fortalecimento do grupo que busca uma sociedade mais justa.

Noemi Ribeiro da Silva, a Doutora, matriarca do Mumbuca, agradeceu a visita e reforçou como esses momentos permitem levar o nome das mulheres da comunidade para patamares ainda maiores. “O nosso quilombo tem muita história, somos firmes, fortes e reforçamos a energia boa que as pessoas trazem para nossa comunidade. Foi um momento muito feliz por conhecermos a garra da nossa primeira-dama Karynne Sotero e conseguimos perceber a força da nossa convidada Luiza Brunet, o que deixa a comunidade repleta de felicidade”, salientou. 

Doutora é uma referência para todo o Tocantins, herdando os saberes tradicionais por meio das plantas nativas, que a mesma define como medicina do Cerrado. Por meio de chás, garrafadas ou até mesmo o consumo de plantas, a anciã se tornou uma referência na cura de enfermos da comunidade local, fortalecendo o papel e a força feminina no Jalapão.

Acompanharam a primeira-dama na roda de conversa a 1ª subdefensora pública-geral do Tocantins, Estellamaris Postal;  a deputada estadual Cláudia Lelis; a primeira-dama de Mateiros, Ana Cláudia Tavares; a primeira-dama de São Félix, Imelda Rocha Xavier; lideranças comunitárias e demais autoridades.

Por todas as Marias

O Governo do Tocantins, por meio da Seps, realiza, nesta terça-feira, 12, no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas, a abertura oficial da edição 2025 do projeto Por Todas as Marias. O evento, que conta com parceria com diversos órgãos, terá a palestra da atriz e ativista Luiza Brunet sobre a importância do enfrentamento à violência contra a mulher.

Criado em 2024, o projeto Por Todas as Marias busca promover mudanças de comportamento por meio da educação, com apoio de diversas instituições e a integração ao calendário escolar. A iniciativa faz parte da Rede Cuidar, unindo esforços para promover dignidade, proteção social e garantia de direitos a populações vulneráveis.

Comunidade Mumbuca

O quilombo Mumbuca, localizado no coração do Jalapão, na região rural de Mateiros, é o berço do artesanato em capim-dourado e símbolo de resistência cultural. Fundado por descendentes de escravizados, mantém vivas as tradições seculares, unindo arte, história e identidade por meio do trabalho coletivo e da valorização de suas raízes.

Todo mês de setembro, o quilombo Mumbuca realiza a tradicional Festa da Colheita, aberta ao público e marcada por apresentações culturais, oficinas, rodas de conversa e degustação de pratos típicos. O evento tem o apoio do Governo do Tocantins e, durante a programação, visitantes acompanham de perto a coleta regulamentada do capim-dourado, autorizada pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins); e o processo artesanal de produção de bolsas, chapéus, braceletes e artigos de decoração, em uma celebração que envolve artesãos, extrativistas, agricultores familiares e produtores rurais da comunidade.