Sexta, 12 de Setembro de 2025

Recondução de Cledson Lima ao Naturatins garante continuidade dos avanços na gestão ambiental

Gestão que já registra resultados expressivos, amplia as perspectivas de avanços na execução da política ambiental do Tocantins

Andréa Marques/ Governo do Tocantins
post
Por Andréa Marques/Governo do Tocantins

12 setembro, 2025 às 16:35

A recondução de Cledson Lima à presidência do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) garante a continuidade de uma gestão que apresenta resultados expressivos em todas as áreas de atuação do órgão e amplia as perspectivas de avanços na execução da política ambiental do Tocantins, garantindo que ações como o aumento das análises do Cadastro Ambiental Rural (CAR), a revisão dos Planos de Manejo das Áreas de Proteção Ambiental (APAs) e a melhoria da infraestrutura do órgão sigam em plena execução.

Nomeado na terça-feira, 9, por meio do Diário Oficial do Estado (DOE), pelo governador em exercício, Laurez Moreira, o presidente Cledson Lima foi reconduzido ao cargo que ocupa desde janeiro de 2025.

Com a permanência de Cledson Lima à frente do Naturatins, o órgão mantém o ritmo de modernização e avanços na gestão ambiental do Tocantins. “A recondução à presidência do órgão nos possibilita dar continuidade aos avanços que iniciamos desde janeiro. Seguiremos fortalecendo nossas políticas de proteção ambiental e ampliando os resultados em todas as áreas do órgão, consolidando uma gestão eficiente e comprometida com a preservação e o desenvolvimento sustentável do Tocantins. Produção e proteção ao meio ambiente podem e devem andar juntos”, ressaltou o presidente Cledson Lima.

Um dos principais destaques da gestão é o avanço no CAR. O processo de regularização ambiental dos imóveis rurais no Estado deu um passo importante com a ampliação das análises, registrando aumento expressivo de 42,41% em relação ao primeiro semestre de 2024. Para sustentar essa evolução, o Naturatins investiu em infraestrutura e recursos humanos. Foram adquiridos computadores de última geração, com alta capacidade de processamento gráfico e armazenamento, voltados ao uso de sistemas geoespaciais fundamentais para a análise técnica dos cadastros.

Além disso, novos servidores públicos foram contratados e passaram por capacitações em geoprocessamento, legislação ambiental e sistemas de apoio ao licenciamento.  

A retomada do contrato para o desenvolvimento do módulo de análise automatizada do CAR também é considerada um avanço fundamental, possibilitando a triagem mais ágil e eficiente dos cadastros.

Outro avanço importante da gestão é a revisão dos Planos de Manejo das APAs, Unidades de Conservação de uso sustentável. Entre os principais destaques está a APA Ilha do Bananal/Cantão, com o Plano de Manejo em processo de revisão por meio de convênio com o Instituto de Atenção às Cidades da Universidade Federal do Tocantins (IAC/UFT) e a Associação para o Desenvolvimento Sustentável do Tocantins (ADSTO), beneficiando os nove municípios que compõem a APA.

Além disso, foi realizada a primeira audiência pública da APA Nascente do Araguaia, em Araguaína, e o diálogo com municípios de Peixe e São Salvador para viabilizar a elaboração dos Planos de Manejo das APAs Lago de Peixe/Angical e Lago de São Salvador por meio de consórcios municipais. As APAs Jalapão e Santa Isabel, consideradas prioritárias, seguem nas etapas iniciais de revisão, com os Termos de Referência em análise pela equipe técnica.

Perfil do presidente

Cledson da Rocha Lima é graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), 2008. Possui ainda especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela FUJ (2009); pós-graduação em Economia e Gestão pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 2019; e pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas, também pela FGV (2020).