“Cada presença representa um pacto, uma vontade coletiva de transformar realidades e proteger as crianças tocantinenses. Esse programa é um esforço compartilhado de todos os parceiros para que, juntos, possamos construir um Tocantins melhor. A busca da felicidade passa, necessariamente, pela harmonia e integração dos poderes e, acima de tudo, pelo bem-estar da sociedade. É com esse princípio, e por meio deste trabalho, que vamos transformar o nosso futuro”.
A fala do conselheiro do Tribunal de Contas do Tocantins (TCETO), Severiano Costandrade, coordenador do programa TCE de Olho no Futuro – Aliança pela Primeira Infância e responsável pela regional das Serras Gerais, marcou abertura do encontro realizado neste sábado, 20, em Dianópolis. O evento reuniu 23 municípios da região, além de diversas autoridades, parceiros e prefeitos.
Representando o Tribunal de Justiça do Tocantins, parceiro da iniciativa, o diretor do Foro de Dianópolis, Rodrigo Perez, reforçou a importância da união de esforços em favor da infância. “A ideia de construção de pontes entre os órgãos mostra a potência em prol do mesmo objetivo e isso é muito bom”.
Já o prefeito de Dianópolis, José Salomão Jacobina Aires, ressaltou o orgulho em receber o encontro e reafirmou o compromisso do município com a causa. “É uma emoção muito grande sediar um evento dessa magnitude. Quero deixar aqui meus agradecimentos a todos os envolvidos neste programa que mudará a vida de nossas crianças”.
A solenidade de abertura foi marcada por apresentações culturais que emocionaram o público com a Orquestra Sinfônica Municipal Bento Jacinto da Silva, sob a regência do maestro Vilker Araújo, e os pequenos da turma do Pré II da Escola Municipal Imaculada Conceição II, orientados pelas professoras Jéssica Cerqueira Ribeiro e Rosilene Soares de Sá, levaram ao palco uma apresentação literária inspirada em escritores e compositores de Dianópolis.
Além das palestras sobre políticas públicas para a primeira infância, a população teve acesso a uma série de atendimentos gratuitos, como consultas médicas, vacinação, exames, orientações jurídicas e emissão de documentos, além de atividades educativas e de lazer. (VEJA AQUI)
Com o encontro, a região das Serras Gerais fortalece sua rede de proteção e cuidado com a infância, mostrando que a integração entre órgãos públicos, entidades parceiras e comunidade é fundamental para transformar o presente e o futuro das crianças.
Calendário
Os próximos encontros regionais vão ocorrer nos municípios-polo de Gurupi (27/09); Araguatins (04/10) e Araguaína (18/10).
Fique por dentro do programa acessando o hotsite aqui.
Rede de Apoio
O sucesso do programa é possível graças à união de esforços entre o Governo do Tocantins, Tribunal de Justiça (TJTO), Ministério Público (MPTO), Defensoria Pública (DPE), Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju), Secretaria da Educação (Seduc), Secretaria da Saúde (SES), Polícia Militar (PM), Secretaria de Segurança Pública (SSP), Controladoria-Geral da União (CGU), Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Unicef, FIETO, BRK, Energisa e Hospital de Amor.