A discussão sobre “Desafios, boas práticas e perspectivas para o futuro da gestão de pessoas” esteve no centro do Encontro Nacional dos Diretores de Foro da Justiça Federal, realizado em Brasília (DF), nos dias 14 e 15. O evento contou com a participação do diretor do Foro, juiz federal Igor Itapary Pinheiro, do vice-diretor, juiz federal Wagmar Roberto Silva, e do diretor da Secretaria Administrativa (Secad), Ricardo Antonio Nogueira Pereira.
Realizado na sede do Conselho da Justiça Federal (CJF), o encontro reuniu gestores de todo o país para debater estratégias voltadas ao aprimoramento da administração no Judiciário, com ênfase na valorização de pessoas, na inovação e na adoção de práticas mais eficientes de gestão. A iniciativa foi promovida pelo Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal (CEJ/CJF), com apoio da Associação dos Juízes Federais do Brasil (AJUFE).
Mais do que um encontro institucional, o evento se consolidou como um espaço de troca de experiências e construção de soluções diante de um cenário de constantes transformações. Temas como liderança, capacitação contínua, modernização administrativa e valorização de servidores e magistrados estiveram entre os principais pontos debatidos, refletindo uma mudança de paradigma no âmbito da Justiça Federal.
Ao comentar a importância do encontro, o diretor do Foro, Igor Itapary Pinheiro, destacou o papel da iniciativa na integração entre as unidades da Justiça Federal. “O encontro é fundamental para o compartilhamento de ideias, soluções e alternativas que permitam equacionar necessidades comuns às seções judiciárias, fortalecendo a atuação administrativa em todo o país”, afirmou.
O vice-diretor do Foro, Wagmar Roberto Silva, também ressaltou o impacto direto do evento na qualificação da gestão pública. “Parabenizamos e agradecemos ao CJF por esta oportunidade, que permite a juízes e diretores de secretaria compartilhar conhecimento e experiência administrativa para o aprimoramento da gestão do serviço judiciário federal. O evento profissionaliza a gestão pública no âmbito da Justiça Federal por meio da capacitação contínua, condiciona seus gestores a uma visão holística de nossa missão institucional e oferece ganhos reais e diretos ao jurisdicionado”, afirmou.
A participação dos representantes reforça o compromisso com a modernização administrativa e com a valorização das pessoas como eixo central para o fortalecimento de uma Justiça mais eficiente e alinhada às demandas da sociedade.


