Quinta, 18 de Setembro de 2025

SecMulher participa do lançamento do aplicativo MIGA, voltado para acolhimento e saúde mental de mulheres

Ferramenta digital busca apoiar políticas públicas de combate à desigualdade e à violência de gênero

Governo do Tocantins
post
Jordania Negreiros / Governo do Tocantins

18 setembro, 2025 às 17:03

A Secretaria de Estado da Mulher (SecMulher) marcou presença no lançamento do aplicativo MIGA, realizado nesta quinta-feira, 18,, na Casa da Mulher Brasileira, em Palmas. A iniciativa foi desenvolvida pela startup acelerada no programa InovaFapto, com organização da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto) e da empresa Serenus Tech.

O aplicativo foi criado para oferecer suporte, informações essenciais e um atendimento acolhedor, com foco no cuidado da saúde mental e na valorização da expressão de sentimentos. Além disso, o MIGA tem potencial para se tornar uma ferramenta de apoio às políticas públicas de combate à desigualdade e à violência de gênero.

A secretária de Estado da Mulher, Larissa Rosenda, destacou a relevância do aplicativo para ampliar o acesso aos serviços de cuidado. “Quando eu recebi o convite do lançamento do aplicativo Miga, eu fiquei muito feliz, porque é uma abertura para as mulheres. Para mim, é fácil ter acesso a esse serviço de saúde, mas para uma outra colega não é. E esse aplicativo tem muito esse sentido, esse cuidado da saúde básica da mulher, esse olhar mais carinhoso que nós temos. É extremamente importante a gente unir tecnologia a mais dignidade para as mulheres, estão parabéns pela iniciativa”, afirmou.

O MIGA foi idealizado pelas doutoras Alice Agnes e Hareli Cecchin, com o objetivo de promover saúde mental e bem-estar com linguagem acessível, acolhedora e qualificada, focada no público feminino. A ferramenta já está disponível e pode ser baixada pelo site appmiga.com.br