Quarta, 24 de Junho de 2026

INDÚSTRIA   “O Governo tem fortalecido a indústria automotiva no Brasil”, destaca Márcio Elias Rosa 

Em entrevista ao Bom Dia, Ministro, titular do MDIC ressaltou a manutenção da política para veículos eletrificados

Foto: Diego Campos / Secom - PR
post
Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

24 junho, 2026 às 18:06

Durante o programa Bom Dia, Ministro desta quarta-feira, 24 de junho, Márcio Elias Rosa (Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços) afirmou que o Governo do Brasil mantém uma política de fortalecimento da indústria automotiva brasileira, combinando estímulos à produção nacional, ampliação do acesso ao crédito e abertura controlada às importações.

O Governo Federal tem intensificado e fortalecido muito a indústria automotiva no Brasil. Quem quiser montar, fabricar, produzir aqui no país encontra vantagens em instrumentos de fomento, de apoio. Mas também não criou uma barreira para a importação"
Márcio Elias Rosa, Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços


“O Governo Federal tem intensificado e fortalecido muito a indústria automotiva no Brasil. Quem quiser montar, fabricar, produzir aqui no país encontra vantagens em instrumentos de fomento, de apoio. Mas também não criou uma barreira para a importação. Há três anos começamos um cronograma de elevação do imposto de importação, que vai chegar agora em janeiro do ano que vem, 35% para todos os veículos".

Ao comentar a decisão anunciada na terça-feira (23/6) sobre as cotas para importação de veículos elétricos, o ministro ressaltou que o cronograma de recomposição gradual das tarifas de importação segue inalterado e que a medida busca equilibrar interesses de consumidores, montadoras instaladas no país e empresas que estão iniciando a produção nacional de veículos híbridos e elétricos. 

“Essa decisão foi tomada porque essas montadoras estão se instalando no país para produzir. Tem uma lá em São Paulo, outra na Bahia, que já estão começando a produzir veículos híbridos e híbridos flex aqui no país, o que é bom para a oferta, tanto para o mercado quanto para a geração de emprego e de renda. Aquele que não fabricar no país não vai poder acessar as linhas de financiamento”, afirmou.

CARRO SUSTENTÁVEL — O ministro destacou que as políticas industriais implementadas pelo governo têm contribuído para a recuperação do setor automotivo, como o programa Carro Sustentável. De acordo com ele, a medida resultou em aumento de 31% nas vendas dos modelos contemplados. 

“Para os veículos que têm reciclabilidade, eficiência energética, veículos de entrada, os mais baratos, zero. Isso fez com que nós tivéssemos um aumento de 31% nas vendas. E esse Carro Sustentável só pode ser um carro fabricado inteiramente no país, 90% de conteúdo local”, explicou

AUMENTO NAS VENDAS — “Esse tipo de medida que vem facilitando, vem favorecendo a indústria automotiva, acabou gerando um aumento total nas vendas, agora no mês de maio, de 15,2% de toda a frota. Nós estamos conseguindo emplacar, vender, produzir e emplacar veículos nacionais 15% a mais do que fazíamos no ano anterior. Os números deste ano superam 2019, que tinha sido o melhor ano”, complementou.

GERAÇÃO DE EMPREGO — Márcio Elias também destacou a relevância econômica do segmento, com geração expressiva de empregos e participação no Produto Interno Bruto (PIB). “Essa é uma indústria absolutamente essencial para o país. São mais de 110 mil empregos diretos. Se você pegar toda a cadeia associada a esse setor, nós temos quase 4% do PIB. Então, a gente olha com muita atenção”, ressaltou.

O ministro também citou outras iniciativas estruturantes para o setor, como o Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover), o Move Brasil e os incentivos à produção de carro sustentável.

TÁXI E APLICATIVOS — Durante a entrevista, o ministro também detalhou o funcionamento do Move Brasil Táxi e Aplicativos, iniciativa voltada à renovação da frota nacional e à ampliação do acesso ao crédito para profissionais do transporte individual. Motoristas de aplicativo e taxistas com cadastro aprovado já podem procurar a concessionária do veículo escolhido para dar início à análise de crédito. 

Segundo o ministro, mais de 800 mil pessoas já se habilitaram para participar do programa, que contempla taxistas e motoristas de aplicativos. São mais de R$ 30 bilhões em crédito voltados à aquisição de carros novos a juros mais baixos e condições especiais.

“Quais os veículos que podem ser comercializados? Veículos novos, flex, híbrido elétrico, de até R$ 150 mil. Por que R$ 150 mil? Porque isso alcança mais de 60% do mercado e, praticamente, todas as montadoras, 62%. É elegível para obter uma linha de crédito aqueles que estão há, pelo menos, 12 meses no cadastro e com pelo menos 100 corridas na plataforma que usa”, disse. 

QUEM PARTICIPOU — O “Bom Dia, Ministro” é uma coprodução da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Participaram do programa desta quarta (24/6) a rádio Rádio Bandeirantes (Campinas/SP); o Blog do Didi Galvão (Petrolina/PE); Portal A Gazeta (Vitória/ES); Jornal do Commercio (Manaus/AM); Portal Viver Maringá (Maringá/PR); Grupo IG (Rio de Janeiro/RJ); Rádio Fortaleza (Fortaleza/CE); e A Gazeta do Acre (Rio Branco/AC).