O Governo do Tocantins, por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), do Corpo de Bombeiros Militar (CBMTO) e da Defesa Civil Estadual, se reuniu nesta quarta-feira, 18, com representantes do setor produtivo para alinhamento de ações integradas de prevenção e combate a incêndios florestais em propriedades rurais.
Durante o encontro, foram apresentadas uma série de medidas que nortearão os próximos passos no enfrentamento aos incêndios durante o período de estiagem. Entre as ações propostas, destaca-se a construção conjunta de capacitação voltada aos produtores rurais, realizada pelos técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a equipe especializada em prevenção e combate da empresa BP Energy.
Além disso, o Naturatins, em parceria com a Semarh, irá elaborar uma cartilha de orientações com as principais práticas preventivas e procedimentos de combate aos incêndios. O material terá como objetivo orientar produtores sobre boas práticas ambientais, especialmente em caso de ocorrência de fogo em suas propriedades.
O presidente do Naturatins, Cledson Lima, reforçou que as ações deste ano priorizam a prevenção, mas também incluem medidas firmes de combate e enfrentamento aos incêndios criminosos. “Desde a crise enfrentada pelo país no ano passado, adotamos uma série de medidas estratégicas. Hoje, o Tocantins conta com um plano de combate bem estruturado, elaborado com antecedência, que contempla tanto a prevenção quanto o enfrentamento a ocorrências criminosas. Temos uma série de ações que serão acompanhadas de perto, como evidência do compromisso com o combate efetivo aos incêndios, além da exigência de preparação adequada, com equipamentos e equipes treinadas para agir com agilidade e eficiência”, afirmou
De acordo com o presidente Cledson Lima, o momento exige união e planejamento estratégico. “Essa articulação foi fundamental para discutirmos e alinharmos nossas ações. Este é o ano em que o Estado mais se preparou. Por determinação do governador Wanderlei Barbosa, temos em mãos o maior plano de combate a incêndios da história do Tocantins e, com esse alinhamento entre os setores, temos confiança de que alcançaremos resultados muito positivos”, ressaltou.
O secretário da Semarh, Marcello Lelis, também destacou o empenho do Governo do Estado na construção de medidas efetivas para o enfrentamento aos incêndios florestais. “Atendendo a uma determinação expressa do governador Wanderlei Barbosa, reunimos todos os setores envolvidos, Naturatins, Corpo de Bombeiros e o setor produtivo, para juntos, definirmos estratégias eficazes de combate ao fogo. Foi uma reunião extremamente produtiva, que reforça nosso compromisso e nos dá a confiança de que teremos um cenário mais seguro e controlado neste ano”, frisou.
Ao representar o comandante-geral do CBMTO, coronel Peterson Queiroz de Ornelas, superintendente Estadual da Defesa Civil, coronel Andreya de Fátima Bueno, reforçou a importância da união entre os setores envolvidos. “Com a integração e alinhamento, alcançaremos resultados muito mais eficientes no combate aos incêndios”, enfatizou.
O presidente da Novilho Precoce Tocantins, Fernando Penteado, por sua vez, destacou a importância do engajamento do setor produtivo. “É fundamental que todos os elos da cadeia participem ativamente da construção de estratégias técnicas e cuidadosas, para que possamos prevenir os prejuízos causados pelo fogo”, afirmou.
Presenças
Também participaram da reunião Flávio Cunha Lemos Filho, da Precisaaero Agrícola; Hoana Santos, do Sindicato Nacional de Aviação Agrícola; Luiz Claudio, da Faet; Jeferson Costa, da BP Bioenergy; além de outros representantes do setor produtivo.