Domingo, 25 de Maio de 2025

Mais de 4 mil cães e gatos foram atendidos no Dia D de Vacinação e Encoleiramento em Porto Nacional Caixa de entrada

Ação contemplou diversos bairros da cidade; atendimento continua na UVZ às quartas e quintas-feiras

Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional
post
Por: Nívea Ayres/Secretaria Municipal de Comunicação

25 maio, 2025 às 09:53

Como parte do programa “Saúde Agora”, a Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância em Saúde Ambiental, promoveu neste sábado, 24, o Dia D de Vacinação Antirrábica e Encoleiramento de Cães. A ação foi voltada para os animais da área urbana e aconteceu, simultaneamente, em diversos pontos da cidade. Ao todo, 4.180 cães e gatos foram vacinados, e mais de 4 mil cães receberam coleiras repelentes.

A iniciativa teve como objetivo proteger a saúde animal e humana, oferecendo vacinação contra a raiva para cães e gatos, além de distribuir coleiras repelentes gratuitamente para os cães. As coleiras têm Deltametrina 4%, um componente querepele o mosquito transmissor da leishmaniose, uma doença que também pode atingir pessoas. Entre os pontos com maior movimento, o do setor Nova Capital registrou o maior número de atendimentos, com 460 animais vacinados, seguido pelo Jardim Brasília, com 415, e pelo Novo Planalto, com 385.

Conforme a coordenadora da Vigilância Ambiental, Amanda Cordeiro, a mobilização foi pensada para abranger todos os bairros do município. “Hoje estamos aqui no Saúde Agora Pet, com muita alegria, realizando o encoleiramento de cães em todos os bairros. Nos primeiros ciclos, só foram os bairros contemplados pelo Ministério da Saúde, e Porto Nacional é o primeiro município que está realizando em todos os bairros. Então, hoje nós temos 16 pontos distribuídos para atender as pessoas mais próximas da sua localidade”, explicou.

A diretora de Vigilância em Saúde, Zenilde Carreiro, ressaltou a importância da vacinação antirrábica e reforçou as orientações sobre o público-alvo da campanha. “Também estamos hoje com a vacinação antirrábica, lembrando que essa vacinação é feita anualmente e vai estar disponível, para quem não conseguir fazer, até o começo do mês de junho. Essa vacina é indicada para cães e gatos a partir de 3 meses, e o encoleiramento também é recomendado para cães a partir dessa idade”.

Daniele Queiroz, professora do município, esteve no ponto de atendimento montado no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e destacou a relevância da iniciativa. “É muito importante trazer os animais, fazer a vacinação, encoleiramento, pela saúde dos nossos pets”, afirmou. Na Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), o vigilante patrimonial Amauri Rodrigues levou o cachorro Negão para ser vacinado. “Moro aqui no residencial Rio Tocantins, próximo ao antigo CCZ, e trouxe o Negão para vacinar. Negão é um cachorro que está em situação de rua, foi abandonado pelos donos anteriores, e eu e alguns vizinhos cuidamos dele, por isso resolvi vir vaciná-lo”, contou.

 

Atendimento segue na UVZ

Tutores que não conseguiram levar seus pets nesse sábado ainda podem participar da ação. A vacinação antirrábica e o encoleiramento seguem disponíveis na Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), com atendimento às quartas e quintas-feiras, das 8h às 16h, sem pausa para o almoço.