A Secretaria da Cultura do Tocantins (Secult) lança oficialmente nesta quarta-feira, 30, a nova versão do Mapa Cultural — uma plataforma digital atualizada que reúne perfis de agentes, coletivos, grupos tradicionais, espaços e eventos culturais de todo o estado. A ferramenta é importante para quem deseja conhecer, fortalecer ou se integrar ao cenário cultural tocantinense. A nova plataforma está disponível no endereço mapadacultura.secult.to.gov.br e, por se tratar de uma atualização, é necessário realizar um novo cadastro, mesmo para usuários da versão antiga que será desativada dia 30 de maio.
A versão atualizada do sistema traz melhorias significativas. Mais moderna e intuitiva, a ferramenta passou por uma reformulação visual e agora conta com novas funcionalidades. Além disso, será por meio desse novo site que agentes culturais garantirão a possibilidade de participação nos próximos editais lançados pelo Governo do Tocantins, por meio da Secult.
“Com essa nova ferramenta, buscamos modernizar a política de fomento à cultura, tornando-a mais acessível, transparente e eficiente”, afirmou o secretário da Cultura do Tocantins, Tião Pinheiro. Ele ainda reforçou a necessidade de que os gestores municipais se engajem nessa ação e mobilizem os profissionais de suas localidades para fortalecer o mapeamento cultural em todo o estado.
O Mapa Cultural do Tocantins integra o sistema nacional Mapas Culturais – um software livre e colaborativo adotado por estados e municípios para gestão e mapeamento cultural. A nova versão foi desenvolvida por meio de uma parceria entre o Ministério da Cultura (MinC) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR).
A implantação do site no estado conta com suporte da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), que atuou na transição do sistema e acompanha o funcionamento da plataforma. Segundo Hiram Gomes, presidente da ATI, a iniciativa é um marco na democratização do acesso à cultura no estado. "O Mapa Cultural do Tocantins é mais do que uma plataforma digital; é uma ponte que conecta artistas, gestores e a população, fortalecendo a economia criativa e garantindo transparência nas políticas públicas. A ATI orgulha-se de contribuir com tecnologia para impulsionar a cultura tocantinense, tornando-a mais acessível e visível."
Como fazer o seu cadastro?
Se inscrever é fácil e rápido, e leva apenas alguns minutos. Você só precisa seguir os seguintes passos:
1) Acesse o site mapadacultura.secult.to.gov.br;
2) Clique em “Entrar” e logo em seguida em “Fazer Cadastro”;
3) Informe o seu e-mail e seu CPF;
4) Crie uma senha segura e que você possa lembrar com facilidade;
5) Clique em “Continuar”;
6) Informe o seu nome e uma minibiografia sobre você;
7) Adicione suas áreas de atuação e clique em “Criar Cadastro”;
8) Pronto! Agora você já pode acessar o seu perfil!
Com o seu perfil criado, você também poderá adicionar fotos, vídeos, links úteis e todas as informações que achar pertinentes sobre o seu trabalho.
Entenda o que é o Mapas Culturais
O Mapas Culturais é um sistema federado, adotado por diversos estados e municípios brasileiros, com o objetivo de mapear, integrar e dar visibilidade à produção cultural de cada território. Além disso, é uma ferramenta de gestão que facilita a administração de editais, formação de acervos e preservação da memória cultural. Por meio do georreferenciamento, é possível identificar áreas com maior concentração de atividades culturais, lacunas e potencialidades, auxiliando na formulação de políticas públicas mais eficazes e inclusivas.
Mapa Cultural do Tocantins está no ar de cara nova
Versão atualizada da plataforma reúne perfis de agentes, espaços, eventos e oportunidades culturais de todo o estado; versão antiga será tirada d
Divulgação