Uma delegação da Federação de Judô do Estado do Tocantins (Fejet) participou, na última semana, do 4º Kangueiko de Aguaí, cidade localizada no interior paulista. O evento internacional teve como destaque a participação do japonês Soichi Hashimoto, medalhista de bronze nas Olimpíadas de Paris de 2024, e contou com cerca de 350 participantes de delegações de seis países, de 22 estados brasileiros e do Distrito Federal, sendo a delegação tocantinense a mais numerosa delas, composta por 40 judocas, dentre atletas e técnicos.
O treinamento de inverno durou quatro dias e foi marcado por intensas atividades técnicas, teóricas e práticas junto a grandes referências do Judô internacional, como o atleta olímpico brasileiro em Tokyo 2020 Eduardo Katsuhiro; o ex-atleta da Seleção Brasileira Marcelo Fuzita; e o coordenador técnico da FPJ, Danilo Pietrucci. Além, claro, do próprio Hashimoto, que além do bronze olímpico ainda acumula conquistas como o título no Mundial de 2017; o hexacampeonato de Grand Slam; o bicampeonato de Grand Prix; tetracampeonato de Masters.
Trocas de experiências
Chefe da delegação tocantinense, o faixa coral de 6º Dan e presidente da Fejet, Celso Galdino enalteceu a oportunidade que todos tiveram de conviver com atletas e técnicos de renome internacional, o que possibilita uma troca intensa de experiências que faz toda a diferença no crescimento pessoal e esportivo de cada um que pôde participar do evento.
“Não é sempre que temos a oportunidade de participar de um treinamento desta magnitude. Foram 350 judocas treinando juntos; interagindo; trocando experiências; criando laços. Gente do Brasil todo; de Angola; da Argentina; do Chile; da Guiana Francesa; e até do Japão, aqui representado pela grande atração do evento, o Hashimoto. Sem dúvida alguma, todos que vivenciaram este Kangueiko, sem exceção, saíram daqui melhores enquanto pessoas e judocas!”, celebrou Galdino Sensei.
4º Kangueiko de Aguaí
Uma realização do Instituto Criança Ativa com o apoio da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), da Federação Paulista de Judô (FPJ) e da Prefeitura de Araguaí, o treinamento de inverno aconteceu entre os dias 2 e 5 de julho, no Centro de Treinamento da FPJ localizado no Ginásio Poliesportivo Domingos Martucci, o Domingão.
Agradecimentos
A Fejet agradece o apoio da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), que ajudou com o translado da delegação tocantinense nesta atividade; aos coordenadores do Judô Aguaí no Instituto Criança Ativa, Danilo Pietrucci e Diego Buson, pelo acolhimento de toda a equipe durante o evento; e ao presidente da FPJ, Henrique Guimarães, pelo amigável diálogo interinstitucional entre as Federações ao longo dos quatro dias de atividades.