O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) realiza, nesta quarta-feira, 9, às 14 horas, no Centro de Convenções João Ribeiro, em Divinópolis do Tocantins, uma Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo da Área de Proteção Ambiental (APA) Ilha do Bananal/Cantão.
A reunião reúne todos os membros titulares e suplentes do Conselho, que têm como principal função colaborar na gestão da APA e contribuir para a construção coletiva das ações voltadas à preservação ambiental e ao uso sustentável dos recursos naturais da região.
Entre os principais pontos da pauta estão a apresentação do Plano de Trabalho e Plano de Comunicação do processo de revisão do Plano de Manejo pelo Instituto de Atenção às Cidades (IAC); a criação do Grupo de Trabalho para acompanhamento da revisão do Plano de Manejo; além da definição do calendário de reuniões para o ano de 2025.
O presidente do Conselho, Fábio Dias, reforça a importância da presença dos conselheiros, destacando que, conforme o parágrafo terceiro do Artigo 9º do Decreto nº 4.340/2022, a ausência não justificada em duas reuniões consecutivas ou três alternadas implicará na perda da vaga, que será assumida por outra instituição indicada, conforme determina o Artigo 17 do referido decreto.
Sobre o Conselho Gestor
É um espaço público, jurídico e institucional, com representação do poder público e da sociedade civil que interagem com a Unidade de Conservação e seu entorno, para a gestão de seus conflitos, envolvendo a conservação, a proteção e uso dos recursos naturais. O Conselho tem por finalidade contribuir para a efetiva implantação e cumprimento dos objetivos da Unidade de Conservação.