Sexta, 07 de Novembro de 2025

Faltam 7 dias para a COP30

Faltam 7 dias para a COP30

WWWF Brasil
post
Por: Flavia Martinelli, bióloga e especialista em mudanças climáticas do WWF-Brasil

03 novembro, 2025 às 14:24

 

Esses últimos 30 anos de Conferência têm sido uma jornada intensa. A cada ano, milhões de pessoas perdem suas vidas ou bens materiais, e os prejuízos para famílias, governos e empresas somam bilhões de dólares.

Por mais que a ciência tenha demonstrado o que causa essa desregulação do clima, ainda é muito desafiador ter uma transformação sistêmica que leve a soluções concretas.

Transição energética justa, fim do desmatamento, conservação dos nossos oceanos, adaptação climática e sistemas alimentares mais eficientes são algumas das soluções que o WWF-Brasil impulsiona em seus projetos e busca levar para a COP30.

Em uma das cartas, a Presidência da COP30 já enviou uma mensagem muito nítida: para enfrentar a crise climática precisamos resgatar o espírito de "mutirão", palavra de origem tupi-guarani que significa mão na massa, coletividade, ação. Somente assim poderemos caminhar para um mundo com menos poluição, mais natureza e mais proteção e qualidade de vida para as pessoas.

A Conferência em si é um lugar de esforço coletivo, onde diferentes países são convocados a reduzir a emissão de gases do efeito estufa por meio de seus planos nacionais de ação climática, as famosas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs, na sigla em inglês), que impulsionam a colaboração entre países desenvolvidos e países em desenvolvimento por justiça climática

O setor privado também tem buscado contribuir cada vez mais na chamada Agenda de Ação, na qual se encontra um celeiro de soluções climáticas que pode inspirar novas iniciativas voluntárias. 

E onde ficam eu e você? 

Somos parte de uma sociedade civil engajada, que faz o melhor que pode ao: 

(1) promover o debate sobre a crise climática;
(2) cobrar empresas a mudarem seus modos de produção;
(3) pressionar seus governos a serem proativos em implementar ações de mitigação e de adaptação;
(4) cuidar um do outro para agir de forma coletiva, transformando pouco a pouco nossa realidade.

Agir é urgente e a hora é agora!

Flavia Martinelli, bióloga e especialista em mudanças climáticas do WWF-Brasil

Por que a adaptação climática é urgente?

Criada pelo WWF-Brasil, a série especial "Sente o Clima" aborda temas como clima, sociobiodiversidade e os impactos do aquecimento global.

No segundo episódio do videocast, Flávia Martinelli, bióloga e especialista em mudanças climáticas do WWF-Brasil e Alice Pataxó, ativista e embaixadora da organização, falam sobre adaptação climática, que protege pessoas e ecossistemas já afetados pela crise, e destacam o papel das Soluções Baseadas na Natureza.

ASSISTA

Quer acompanhar o que o WWF-Brasil vai fazer na COP30? Siga nossos perfis oficiais no InstagramLinkedIn e TikTok, e visite nossa página especial sobre o tema.

ACESSAR PÁGINA DA COP30

Facebook Instagram LinkedIn TikTok YouTube Site

#AHoraÉAgora   #JuntosÉPossível

Acesse nosso site oficial e siga o WWF-Brasil nas redes sociais. Curta, comente e compartilhe!
O planeta precisa do apoio de cada um de nós.

WWF ® e © 1986 Símbolo do Panda são propriedade do WWF. Todos os direitos reservados.